Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE
marcmira

marcmira

Membro

Como não fazer uma pergunta no fórum, Será que minha dúvida está clara?

Perguntou 7 anos atrás

INTRODUÇÃO

Para ajudar você novato, perdido, desesperado e afins em obter ajuda, seguem dicas de como não fazer uma pergunta no fórum TechTudo e pode ser ampliado para qualquer outro fórum ou grupo em rede social, uma pergunta incompleta, mau formulada gera qualquer tipo de coisa, menos um ambiente produtivo com troca de ideias.

SER OBJETIVO COMEÇA NO TÍTULO DA SUA DÚVIDA

Se você veio, criou uma conta e resolveu postar alguma coisa, quem ver já faz ideia de que precisa de ajuda, então não desperdice linhas implorando por ela por isso se sua pergunta é objetiva, tem começo, meio e fim sua ajuda vem, eu com mais de 15 anos nesse ambiente de fórum eu "agarantio".

Ao criar uma pergunta aqui no TechTudo a primeira informação que aparece é: Escreva em forma de pergunta o que você quer saber, por exemplo:

• Como escolher um computador para minerar bitcoins?;
  • O fone de ouvido tal vocês recomendam a compra?;
  • Na volta as aulas, qual tablet indicam?;
  • Mensagem 0123xyz ao usar software tal, como voltar a usar normalmente?;
  • Celular com boa câmera, entre o z3 dual e o motog5S, qual vocês escolheriam?;
  • Como escolho um bom roteador para usar meu wifi? a marca X é boa?

Nesses exemplos quem bater o olho vai se sentir convidado a abrir e ler mais detalhes, no pc se ela colocar o mouse em cima, vai ter uma prévia da pergunta inteira,, notem que esses exemplos vão direto ao assunto, mas aí a pessoa coloca no titulo:

• computador;
  • ajuda pelo amor de deus;
  • problema na internet, no celular, no computador, na vida, etc...
  • sobre internet, celular, boleto; 
  • problema;
  • essa so pra quem é do techtudo;
  • valendo 10 pontos (aqui não é o finado Yahoo respostas, lembrando);
  • dúvida difícil;
  • não funciona;
  • SOCOOOOORROOOOOOO, PAROU DE FUNCIONAR PRECIZU FAZE TRABALHO AMANHA URGENNNNNTTEEEEEEEEEEEEEE;
  • ta bugado;
  • computador parou;
  • internet não funciona;
  • ajuda com pcgamer, internet, celular, serviço de informática e outras variações.

Algumas de tão incompletas eu como moderador acabo fechando e pedindo para a pessoa refazer a pergunta com começo, meio e fim, entendam que não é nada punitivo, se a pessoa não consegue pedir ajuda de uma forma clara e objetiva a culpa não é do fórum, mas sim da pessoa, vulgo você.

Devido a muitas reclamações de pessoas que alegavam não ter atenção e respostas, ao analisarmos o que o autor da postagem perguntou, mesmo lendo 3, 4 vezes não dava para entender o que a pessoa queria, então temos exemplos reais aqui do que não fazer. Só editar alguns dizem que é fácil, mas vou mostrar casos de perguntas incompletas e por favor, respondam dizendo se entenderam, fariam diferente, não podemos esquecer que sou humano assim como você.

Eu entendo que você tem grandes chances de estar nervoso(a) a ponto de escrever a primeira coisa que vem na cabeça, não se esqueça: o que vamos usar para te ajudar é exatamente o que escreveu, por mais que pareça não adivinhamos as coisas.

Parte do trabalho da moderação (sim, se não perceberam sou um...rs) é tentar fazer que essas perguntas sejam respondidas, a chance de atrair menos ou nenhuma atenção ou uma resposta que não ajude o autor é grande com uma pergunta mal feita, recomendo a leitura deste texto aonde detalho bem como a pessoa pode fazer perguntas melhores:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/180411/como-funciona-um-forum-ou-como-aproveitar-essa-plataforma-a-seu-favor

A questão não é quantidade de linhas, se uma pessoa queixa-se de não rodar jogos, não postar a configuração completa do micro significa que não tem como te ajudar meu anjo, simples assim, eu passo mais tempo perguntando para os usuarios que expliquem o que querem do que efetivamente respondendo algo para ajudar.

Antes de clicar em postar pergunta/ enviar pergunta, leia o que escreveu, você acha que com essas informações vai ter a resposta na medida que vai conseguir resolver? se tem que perguntar coisas que deveriam estar claras na sua dúvida, a sua pergunta pode não estar bem formulada.

Abaixo seguem alguns exemplos reais de perguntas que não tiveram atenção ideal e ficaram sem respostas, algumas foram fechadas devido a sua irrelevância, deixando quem poderia responder de mãos atadas, antes de serem fechadas notamos que foram abandonadas pelos seus autores, outro erro imperdoável, o principal interessado desiste da pergunta.

psn1" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Nesse caso notem que ela pergunta duas coisas, no título como usar um programa é de se entender que a pessoa precisa de um manual, mas no detalhamento ela quer colocar um atalho na barra, e aí você tem que perguntar pra pessoa o que ela quer pois não ficou claro.

psn2" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Nesse caso a ajuda que ela quer é apenas alguém dizendo "eu também", se criarem uma pergunta falando que o windows é ruim aparece vários postando isso, a utilidade disso? nenhuma, é uma postagem que não agrega nada de relevante.

psn19" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Esse tipo de pergunta tem mais chances de ser respondido no quora, finado yahoo respostas, aqui no TechTudo não vamos fazer a sua lição de casa, notem a forma educada de pedir, fritas acompanha no seu pedido?

Não suportamos perguntas preguiçosas, então evite-as.

psn4" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

O excesso de mistério desanima quem quer responder, e muitas vezes quando questiona o que a pessoa está fazendo, para tentar ver o que ela vê, corremos o risco da pessoa se sentir ofendida.

Qual é o programa? não acessa porque? dá erro, as duas estações tem qual sistema operacional? 

psn6" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Quando me mandaram esse caso, pediram para dar uma bronca nele devido a falta de educação, em suma pesquisa e traz na minha mesa, obviamente esta não teve tanta atenção assim do fórum.

psn8" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Vai saber o que essa pessoa está fazendo... 

AONDEEEEEE? nivel 130 do que ?????? Não tem como adivinhar

psn10" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Alguém se arrisca a acertar que aonde ela quer fazer essa reclamação? de uma página? aplicativo? na rua, na chuva, na fazenda ou na casinha de sapê?

psn9" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Que matéria? qual aplicativo? 

psn16" alt="undefined" style="height: undefined;width: undefined"/>

Outro caso de uma dúvida que você se perde, notem que no título temos uma pergunta aberta sobre voce usar Linux, e no detalhamento vamos nos solidarizar porque ela nunca viu um recall de iphone na vida.

O que uma coisa tem a ver com a outra? 

CONCLUSÃO

Revisando as dicas para que não se esqueçam:

• Não adianta apenas pedir se não sabe o que precisa, lembrem-se que o que temos de recurso é apenas o que você escreve.
  • Seja objetivo.
  • Não copie o mesmo texto no título e no corpo da pergunta.
  • Seja respeitoso, faça sua pergunta com começo meio e fim, detalhe o que já fez, não exija prazos nem outras coisas, a sua urgência não é a sua emergência.

Sabemos que precisa de ajuda, mas respirem fundo antes de postar.

Um abraço a todos e aproveitem a estadia.

Ah , mas eu acho que nesse caso x é isso, é só um pouco que que passamos aqui, para entender porque muitas vezes ate fechamos perguntas assim.

PUBLICIDADE

Respostas

Myckey

Myckey

Membro

7 anos atrás

Este post poderia estar fixado para orientar a galera e também antes de fazer uma pergunta conferir se no fórum n tem uma pergunta parecida com possíveis soluções.

PUBLICIDADE